Se você está mudando o visual da sua casa, provavelmente já percebeu que existe uma variedade de detalhes dentro de um projeto de decoração.
As portas, por exemplo, são indispensáveis tanto para a estética, quanto para a segurança e, por isso, devem ser escolhidas com todo cuidado e atenção. Confira agora os principais modelos de portas e escolha o melhor de acordo com as suas necessidades!
As portas de uma casa podem ser classificadas, basicamente, em dois tipos: internas e externas.
No geral, as portas internas são mais estreitas do que as portas da entrada da casa e, como não ficam expostas à umidade, sol, chuva e outros eventos naturais, acabam tendo uma vida útil maior que as demais. Além disso, elas podem ser de qualquer tipo de material, mas, na maioria das vezes, a madeira é a melhor escolha.
Já as portas externas tendem a ser mais largas do que as internas e requerem mais cuidado e manutenção; afinal, são constantemente expostas a eventos naturais como: exposição ao sol, chuva e umidade. O ideal é que as portas utilizadas nas áreas externas sejam feitas de materiais mais resistentes como: alumínio, vidro, ferro e outros.
Quando falamos em tipos de portas, é possível encontrar uma variedade enorme de materiais, tais como: madeira, metal, alumínio, ferro, entre outros. Para te ajudar a fazer a melhor escolha, separamos os principais modelos de portas.
As portas de vidro são perfeitas para as entradas de escritórios e prédios comerciais. Para os que gostam de ousar, a porta de vidro pode ser usada também na entrada de casas mas, nesse caso, o ideal é optar por um modelo fosco, para não deixar o interior da residência à mostra para os que passam do lado de fora.
As portas de alumínio são uma ótima opção para as entradas da casa, pois possuem características visuais elegantes. Elas harmonizam muito bem com elementos de cores brilhantes e foscas, além de combinarem bastante com itens de vidro. O legal é que o alumínio possui alta durabilidade e, por isso, não enferruja.
Porta de uma folha: uma das mais tradicionais do mercado, a porta de uma folha costuma ter medidas tradicionais e se adequa em praticamente todos os lugares. Além de ser fácil de instalar, tem um preço bem mais acessível em relação aos demais modelos.
Porta de duas folhas: ideal para quem busca por algo elegante para o hall de entrada. As portas de duas folhas possuem uma passagem mais larga e, por isso, são mais recomendadas para casas maiores.
Porta pivotante: modernas e elegantes, as portas pivotantes vêm se destacando nos projetos de arquitetura. Elas são muito utilizadas em residências de alto padrão, geralmente como porta de entrada.
Por serem grandes e pesadas, seu material precisa ser robusto, assim como o seu eixo de suporte. Geralmente, as portas pivotantes são feitas sob medida e, por isso, acabam tendo um preço maior do que as comuns.
Porta camarão: ideal para dividir dois ambientes quando há falta de espaço para circulação. Sua instalação é um pouco mais trabalhosa, pois precisa de materiais customizados como trincos, alças e trilhos; o que pode acabar elevando um pouco o preço da instalação.
Porta de correr: sem dúvidas, a porta de correr é a melhor escolha para projetos onde se busca a otimização do espaço; mantendo o ambiente com um ar moderno e elegante. Com plantas de espaços limitados, as portas de correr são uma opção a ser trabalhada usando trilhos, embutidas em paredes e outras aplicações.
O importante na hora de escolher o modelo da sua porta é levar em consideração o estilo da sua decoração, o espaço disponível e também seu orçamento.